Como produzir conteúdo na internet: Iniciando a carreira

A cada dia consumimos mais conteúdo proveniente da internet. Isso é um fato. Assistindo vídeos no Youtube ou Facebook, curtindo fotos no Instagram, ouvindo podcasts no Spotify, lendo este texto. Os exemplos são inúmeros.

Assim, é normal que, em algum momento, você pense em criar seu próprio conteúdo. Aqui, surge aquele pensamento de “parece simples, eu deveria fazer…”.

Então, o que ocorre é que sim, qualquer um pode criar conteúdo para internet, mas isso não significa que seja fácil. Além de entender todas as plataformas, é preciso pensar no seu tema, o assunto a ser discutido, a qualidade e a periodicidade.

Se essa é sua vontade, tentarei lhe ajudar com um pouco da experiência que obtive — tanto neste blog quanto produzindo conteúdo para terceiros. Não que você irá se tornar o próximo Whinderson Nunes ou Anitta, mas pelo menos poderá dividir seus pensamentos com os outros.

Plataformas

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Como dito acima, existe uma infinidade de plataformas para distribuir seu conteúdo. O que precisa ser visto, entretanto, é qual delas irá melhor representar seus pensamentos, alcançando o máximo possível de pessoas e passando melhor sua ideia.

De escritores a fotógrafos, de professores de ioga a nutricionistas. Todos podem ter sua vez na internet, desde que entendam o melhor local para distribuir sua arte.

Para lhe ajudar um pouco, segue abaixo algumas das principais formas de conteúdo online as plataformas ideais para sua publicação.

Foto

Para quem gosta de estar com o celular a todo o momento, compartilhando seu dia a dia através de imagens, a principal ferramenta atualmente é o Instagram. A rede conta com mais um bilhão de usuários — 64 milhões somente no Brasil —, sendo a ideal para alcançar um maior público.

Além dele, o Tumblr é outro espaço legal para compartilhar imagens, porém na forma de um blog. Facebook também pode ser uma boa opção, ainda que não tenha esse como seu principal foco.

Vídeo

Um dos maiores produtos do Google, o Youtube ainda está consolidado como o grande player desse mercado. Com quase dois bilhões de usuários ativo por mês, este é o principal canal para distribuir conteúdo em forma de vídeo.

Outras boas alternativas são a IGTV — plataforma dentro do Instagram, feita para vídeos mais compridos que os permitidos no feed — e algumas de vídeos curtos como o TikTok — algo como o finado Vine.

Texto

Se, assim como eu, seu negócio é escrever, e não tanto aparecer em vídeos ou fotos, existe um espaço para sua arte também! A principal escolha é utilizar de um blog, em plataformas como WordPress e Blogger, mas existem outras opções.

Para textos curtos, o Twitter ainda é uma boa alternativa, apresentando grande possibilidade de viralização. Para assuntos mais profissionais, é possível utilizar a ferramenta artigo, dentro do LinkedIn, enquanto o Medium é ideal para trabalhos mais autorais.

Áudio

Para os que gostam de se expressar através da fala, uma boa alternativa é criar um podcast, geralmente através do SoundCloud. Também é possível distribuir o conteúdo através do Spotify, assim como músicas e outros conteúdos falados.

É possível compartilhar o conteúdo em outras redes sociais, alcançando um maior número de ouvintes e, assim, mais seguidores.

Assuntos

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Se quiser realmente criar conteúdo para internet, o ideal é ter um nicho, um mercado em que vai se especializar. Isso se dá porque fica mais fácil de atingir um público cativo, assim como profissionalizar seu trabalho.

As pessoas têm dificuldade em seguir um canal que fale de culinária e pets. A sensação que fica é que se está atirando para todos os lados. Que não especialização em nada.

Assim, adotar uma linha de conteúdo é extremamente indicado, abordando temas sempre condizentes com seu nicho de mercado. Dessa forma, fica mais fácil construir uma base de consumidores fieis, assim como eles verão em você a figura de um especialista.

Procure também sempre investir em qualidade, e não quantidade. Ainda que a periodicidade seja extremamente importante, o conteúdo precisa ser bom para fazer sucesso.

Fale sobre o que você conhece, ou aquilo que tem experiência. Além disso, quanto mais real e sincero, maiores suas chances de atingir em cheio o público alvo.

Profissionalmente

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Muitos entram nesse mercado para ganhar dinheiro, o que não é incorreto, mas um pouco precipitado. Primeiramente, há uma concorrência muito grande atualmente, em todas as plataformas. Assim, está cada vez mais difícil monetizar seu conteúdo.

Além disso, para ganhar dinheiro é preciso transformar esse esforço em um trabalho, dedicando a ele todo seu tempo disponível. Se não puder fazer isso no momento, ainda pode iniciar essa carreira, mas sem pensar no lado financeiro.

Uma alternativa a isso é produzir conteúdo para terceiros. Escritores, designers, fotógrafos e videomakers, todos podem trabalhar para grandes empresas e agências, terceirizando a criação de conteúdo para eles.

É possível ganhar dinheiro dessa forma, seguindo uma carreira dentro desse mercado, seja como autônomo ou empresário. O caminho não é simples, o que não significa que seja impossível.

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Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

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