Como se inicia uma carreira de redator

Cerca de um ano atrás tomei uma das decisões mais importantes de minha vida até aqui. Sair de um emprego CLT, onde tinha total controle de minha vida e meus ganhos, para fazer alguma coisa que, no momento, nem eu sabia ao certo o que. Doze meses depois, me encontrei como redator e hoje posso, felizmente, ganhar vida fazendo algo que gosto e do conforto de minha casa.

Não que o trabalho como assalariado fosse ruim, muito pelo contrário. Eu adorava o que fazia. Trabalhava no departamento de marketing de uma empresa com atuação em todo o Brasil, fazia pesquisas de mercado, tinha contato constante com agências de publicidade e relações públicas, além de algumas vezes por ano poder viajar a trabalho, conhecendo locais, pessoas e culturas que nunca imaginei que conheceria.

Até aí tudo parecia perfeito, mas o gene da geração Y falou mais alto e resolvi mudar minha vida, esquecer tudo que tinha passado até ali e recomeçar do zero. Não foi nem de longe uma escolha fácil, mas percebi que, pelo menos naquele momento, a rotina estava me incomodando e já era hora de buscar novos ares e desafios.

E assim, em uma sexta-feira eu estava empregado, e na segunda-feira seguinte me encontrei acordando às 10h da manhã sem a menor ideia do que faria a partir dali.

A busca pelo novo emprego

Assim que me vi sem um salário com que pudesse contar todo mês, veio a dúvida sobre como iria ganhar dinheiro e viver minha vida. Nada que nenhum de vocês não tenha passado alguma vez na vida, creio eu. Admito que demorei algum tempo para encontrar um novo sentido para minha vida profissional, assim como também devo lhe contar que tive que fazer algumas apostas erradas — que gosto de pensar como “menos corretas” — para terminar em um ponto que me fazia feliz.

Foi na redação — algo que sempre gostei, mas que nunca considerei — que encontrei minha carreira. Carreira essa que, ao menos agora, me traz felicidade e dinheiro ao mesmo tempo — quase uma utopia. Comecei então escrevendo em um blog pessoal, sobre assuntos que me faziam pensar, coisas que sempre quis discutir com o mundo, mas que nunca havia tido a oportunidade.

No começo nem era uma escolha profissional, mas sim uma forma de se manter ocupado e pensando. Acontece que, ao entrar cada vez mais fundo nesse mundo, pude perceber que é um mercado em pleno desenvolvimento, com uma demanda constante e uma infinidade de clientes em potencial.

Se preparando para o mercado

No momento em que percebi que aquilo poderia vir a se tornar uma fonte de renda, comecei a pesquisar mais sobre tudo o que seria necessário. Isso porque tenho uma teoria que para se ter sucesso são precisos três fatores, sem os quais nenhum sucesso será real. Em primeiro lugar, você precisa encontrar algo que goste de fazer — check! —, depois, é preciso ser bom nisso — eu precisaria estudar — e, por último, descobrir uma forma de ganhar dinheiro com isso — o terceiro e último passo.

Assim que me dei conta disso, comecei a estudar os conhecimentos que eu precisaria para exercer tal profissão. E aí está uma das grandes vantagens de nossos tempos: a informação existe em todos os locais, ao alcance de todos, sendo necessário apenas um pouco de esforço para encontra-la. Dessa maneira, descobri diversos cursos online — tanto gratuitos quanto pagos — para me aperfeiçoar nesse nicho.

Comecei a aplicar esses novos conhecimentos em meu blog, e os resultados começaram a aparecer, ainda que de forma bastante sútil e ainda sem nenhum retorno. Mas, ainda assim, já era possível ver um caminho se construindo a minha frente, cabia a mim então trilhá-lo.

Buscando clientes para meus serviços

adult-business-deal-collaboration-1376864

Tendo concluído — ou ao menos avançado — os primeiros dois passos de meu plano, foi necessário então buscar formas de ganhar dinheiro com aquele serviço. Para isso, era preciso entender o mercado, quem são os possíveis clientes, onde eles estão, o que precisam, quanto pagam e, principalmente, como chegar até eles.

Possibilidades hoje em dia são inúmeras para quem quer fazer seu trabalho de casa, e já são diversas as plataformas que conectam os profissionais aos clientes, sendo então um belo ponto de início para qualquer um que deseja se jogar nessa jornada. Assim, através de uma plataforma como essa consegui meus primeiros clientes e, enfim, meus primeiros ganhos.

Depois do primeiro, você começa a se acostumar e descobrir novas formas de encontrar parceiros, que envolvem tanto o famoso networking quanto aprender a tirar o máximo proveito das redes sociais. Acredite, cliente existe para qualquer tipo de serviço, o difícil é encontra-lo.

Enfim, um redator

Preciso dizer que estou adorando minha nova vida, especialmente a rotina que tenho em meus dias. Tenho muito mais liberdade, e controlo bem melhor todos os aspectos de minha vida. Mas é preciso se acostumar com isso. Nos primeiros meses você se sente meio mal, especialmente se, assim como eu, você está acostumado a se sentir produtivo somente se trabalhar das 08h às 17h de segunda a sexta.

Mas, o grande benefício dessa nova carreira que escolhi está exatamente aí, em descobrir que não são os padrões que você está tão acostumado que, necessariamente, são os certos para você. É possível ser produtivo acordando às 09h da manhã, assim como dividindo seu tempo bem para que possa, quem sabe, até tirar um cochilo à tarde.

A descoberta de uma nova carreira acabou se mostrando uma parte pequena — ainda que muito importante — em todo esse processo, já que o principal ponto foi descobrir que posso sim cuidar de meu tempo, posso sim trabalhar da forma que achar melhor e, mesmo assim, me sustentar. O caminho é comprido e estou apenas no começo, mas pelo menos sei que o sucesso está lá na frente, esperando pelo meu esforço para conquista-lo.

divisoria

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin — Will Junqueira

Instagram — Will Junqueira

Pinterest — Will Junqueira 

redator_pinterest_will

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s