A diferença das carreiras de publicidade e marketing

Para quem já teve alguma dúvida sobre qual a diferença das carreiras de publicidade e marketing, é preciso avisar desde o início que embora diferentes, esses são mercados extremamente conectados. Jovens estudantes podem ficar na dúvida quando estão para escolher o curso que irão se graduar — assim como eu tive alguns anos atrás —, mas sinto que esta não é a principal dúvida que se deve ter.

Ambas as profissões fazem parte da grade de comunicação social — ainda que alguns possam considerar marketing mais ligado à administração do que à comunicação. O que ocorre é que o grande diferencial está na forma como você pretende se desenvolver profissionalmente e, mais do que isso, quais as seus pontos fortes e seus gostos.

Para se ter uma ideia melhor, listarei abaixo alguns dos pontos em comum e algumas das divergências das carreiras de publicidade e marketing para que você possa se decidir, de forma mais consciente, sobre seu futuro.

 

Estudos

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Ainda que já existam cursos de graduação específicos de marketing, a grande maioria dos profissionais dessa área acabam cursando Publicidade e Propaganda, deixando para depois uma especialização na área. É o caminho mais comum, o caminho que segui, e provavelmente o que muitos continuarão a seguir. E isso não é algo ruim.

O que ocorre é bastante simples. Se você cursa publicidade, pode exercer tranquilamente qualquer função tanto no seu campo quanto no marketing, visto que este faz parte da grade do curso. Se optar por se graduar em marketing, suas chances de entrar em alguma função dentro de uma agência são mais remotas, visto que os conhecimentos que você adquire são bem mais ligados à estratégia do que a comunicação em si.

Ainda assim, não se pode negar que, por estarem tão conectadas, é possível conseguir um trabalho em qualquer lugar com ambos os diplomas. A capacidade que você terá para se adaptar e sua experiência profissional são os fatores que importaram mais. Disso não tenho dúvidas.

Mercado de Trabalho

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Como dito acima, publicidade e marketing se entrelaçam de forma que o campo de atuação de ambas as áreas é bastante extenso. Entretanto, tentando achar um exemplo mais prático em termos de carreira, e não de cursos, o que podemos analisar é que, via de regra, publicitários trabalham em agências, enquanto profissionais de marketing atuam em empresas.

Isso não é regra e, portanto existem diversas exceções. Esta é simplesmente uma explicação simplista para os mais leigos no assunto.

Nas agências, você tentará sempre resolver os problemas dos clientes em tudo que envolve a comunicação, seja ela interna — com os próprios funcionários — ou externa — com o mercado e seus clientes. Os jobs mudam a cada dia, e cada cliente tem uma necessidade diferente. Tradicionalmente, o trabalho é sempre diferente e o ambiente é mais despojado.

Em empresas, o foco é em resolver os problemas não somente de comunicação, mas de estratégia como um todo, tendo então contato com muitos outros departamentos, principalmente o de vendas. Com isso, a comunicação ainda existe em suas atividades diárias, mas agora como mais um dentre outros tantos problemas. Normalmente, esses são ambientes mais formais e com regas mais definidas.

 

Tarefas

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Uma coisa que muita gente pode não saber é que, dentro de uma agência, existem diversos departamentos, cada um com sua responsabilidade. Sendo assim, esqueça qualquer ideia que tenha do publicitário como uma figura que trabalha com tudo. Cada um tem sua especialidade, e ninguém se mete da área do outro.

Sendo assim, dentro de uma agência você pode exercer a função de atendimento — aquele que tem contato direto com o cliente e faz a ponte entre ele e a equipe interna —, criação — os que desenvolvem as artes, que pensam no efeito das cores e na forma como o público vai receber a mensagem, ou seja, o estereótipo de publicitário que muitos têm em suas mentes —, mídia — quem faz o meio de campo entre a agência e os veículos de comunicação, negociando sempre os melhores termos para o cliente —, entre tantas outras funções, bastante distantes entre si.

Ao mesmo tempo, em uma empresa o trabalho de marketing tende a ser mais focado em números, sempre com um objetivo bem claro e com toda uma estratégia a ser seguida. Ainda assim, em companhias maiores, é possível que também haja uma divisão bem clara de tarefas, tendo pessoas especialistas para as áreas de pesquisa de mercado, endomarketing, comunicação, mídias sociais e tantas outras.

O ganha pão

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Como a grande maioria dos outros mercados, o de comunicação também se encontra em um momento delicado quanto aos valores pagos aos profissionais, mas este já conta com algumas dificuldades inerentes ao campo de atuação.

Em primeiro lugar, há a grande concorrência existente por conta do alto número de pessoas escolhendo essa área de atuação. Sendo assim, quase sempre existe aquela situação do “se você não quiser fazer por esse valor, vai ter quem faça”. E, por experiência própria, posso garantir que, realmente, sempre vai ter alguém disposto a fazer por menos.

Além disso, é preciso entender que a área de comunicação como um todo — incluso o marketing — não é necessariamente a mais valorizada por empresas ou clientes, visto que muitos dos resultados são apresentados após um certo período de tempo, e não de forma imediata. Sendo assim, já é mais do que natural que, assim que a situação apertar, o primeiro departamento a ter corte de orçamento seja justamente o de marketing e comunicação. O que irá te influencia independente da carreira que escolher.

Publicidade e Marketing, qual escolher?

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Em minha breve carreira, já pude trabalhar e ter bastante contato com ambas as carreiras, o que me torna minimamente apto a te ajudar com essa escolha. A principal dica que posso dar é quanto ao seu campo de habilidades e gostos, já que isso vai te auxiliar mais que qualquer opinião externa.

Para quem tem uma facilidade para o lado mais criativo, a tendência é que a publicidade te deixa mais satisfeito, enquanto os que gostam mais de números e estratégia tendam a encontrar mais satisfação no marketing. Como dito acima, não é regra, não é obrigatório.

A melhor forma de se encontrar dentro deste mercado é conhece-lo por inteiro. Esta é a única maneira de realmente entender, visto que nenhum texto vai te passar a real experiência que é trabalhar em cada uma dessas áreas.

Ah, e como última dica, tente esquecer os pontos positivos de cada uma, pois junto a eles há vários pontos negativos que ninguém te fala. Trabalhar em agências realmente apresenta um ambiente muito mais confortável e descontraído, mas as horas extras são bastante constantes e a valorização tende a ser pouca. Da mesma forma, em empresas você pode até receber mais e ter uma rotina mais definida, mas a pressão por resultados acaba sendo gigante e a competição interna mais acirrada.

Sendo assim, as carreiras de publicidade e marketing são como irmãs, que trilham caminhos separados, mas estão sempre conectadas. Uma depende da outra e a outra depende da uma. É assim que funciona, independe da rixa que possa existir entre elas.

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