Como melhorar a escrita em 4 passos

Há aproximadamente seis meses, resolvi apostar boa parte de minhas fichas na carreira de redator — a qual eu tinha pouco conhecimento prévio, mas uma grande paixão pela ideia — e sair bastante de minha zona de conforto. Para isso, eu sabia que precisaria melhorar a escrita que iria utilizar, primeiro porque estava um pouco enferrujada, e segundo pelo fato de o ambiente digital ser bem diferente do que eu estava acostumado.

Digo isso por entender que existe uma grande diferença entre escrever para o mundo físico e para o mundo digital — algo que falarei mais a fundo em um próximo texto —, visto que a forma como as pessoas consomem o conteúdo nas duas plataformas chega a ser completamente contrária em alguns casos. Se tiver alguma dúvida sobre isso, é só pensar por alguns minutos na maneira com que você lê um livro e a forma que está lendo, por exemplo, este texto. Pode não parecer, mas são duas formas totalmente diferentes.

Pensando em tudo isso, comecei a pesquisar e fazer alguns testes, visto que nem sempre o que serve para os outros é o melhor para mim e vice versa. Assim, através de várias tentativas frustradas e algumas de sucesso, acredito que encontrei uma forma relativamente simples para, quem sabe, te ajudar a melhorar a escrita que você utiliza no trabalho, em suas redes sociais ou em qualquer outro projeto que precise dessa habilidade.

Devo deixar claro desde o início que, conforme disse acima, não existe fórmula mágica para isso e, portanto, talvez as dicas que passarei adiante sirvam mais para uns do que para outros, de acordo com sua personalidade, conhecimento e interesses. Ainda assim, acho válido tentar ajudar, nem que seja aos poucos, todos que queiram adicionar mais essas habilidades em seu currículo.

Depois dessa grande introdução, creio que você queira saber quais são as tais dicas, não é? Então vamos lá, segue os tais 4 passos que me ajudaram a melhorar a escrita que utilizo.

 

Leia muito

Melhorar a escrita — Leia muito

A primeira dica que dou àqueles que me perguntam como iniciar uma carreira — ou mesmo um hobby, por que não? — nesta área é sempre a mesma: LEIA MUITO. Não importa muito o conteúdo que você irá consumir — ainda que eu aconselhe que seja algo relacionado ao nicho que você irá escrever —, já que o importante, neste passo, é começar a se acostumar com a estrutura de um texto através do exemplo de outros.

Se você for um aluno mais organizado que eu, pode fazer anotações,  destacando todos os acontecimentos recorrentes que você puder perceber durante sua leitura. Sinceramente, não sou o tipo de pessoa de fazer esse tipo de acompanhamento, pelo simples motivo de: se me concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo eu me perco — alguns vão falar que é coisa de homem, fazer o que né? —. Sendo assim, costumo ler o texto e tentar perceber, mentalmente, quais as técnicas que o autor está usando para me prender àquele conteúdo.

Além disso, é interessante também analisar o vocabulário que é empregado em cada uma das frases, já que, como você vai perceber quando iniciar seus artigos, esse é um fator que influencia bastante em sua escrita. Um vocabulário extenso te permite repetir menos as palavras, fazendo com que a leitura de seu texto seja menos cansativa e, consequentemente, o leitor acabe seu artigo mais satisfeito.

 

Encontre sua forma de escrever

Melhorar a escrita — Encontre sua forma de escrever

Acredito que um de meus primeiros erros quando comecei nessa carreira foi o de tentar, em vão, seguir a forma de escrever de algum outro autor que eu admirava. A ideia é legal, mas a prática mostra que, ao tentar seguir as características de outra pessoa, você acaba sendo menos você mesmo. Dessa forma, você acaba se encontrando em um limbo em que consegue, ao mesmo tempo, não ser nem você mesmo nem a pessoa em quem você está se inspirando.

Por conta disso, aconselho fortemente que você tente encontrar o seu estilo de escrita, ou seja, como você consegue se expressar da melhor forma, a maneira com que as ideias de sua cabeça sejam passadas ao leitor de um jeito que ele saiba que é você quem está escrevendo.

Para alguns, pode ser que utilizar de palavrões seja a forma como ele consiga se expressar, outros podem precisar ter uma constante conversa com o leitor, através de perguntas e questionamento — como eu, dá para perceber? —. Outros podem necessitar de palavras mais rebuscadas para passar sua mensagem, enquanto muitos conseguem se expressar tranquilamente com expressões do dia a dia.

Não há certo ou errado. Há o que funciona para você ou não. Simples assim.

 

Planeje seu texto

Melhorar a escrita — Planeje seu texto

Quando se trata de melhorar a escrita, sinceramente acredito que essa será a melhor dica que posso te dar, visto que o que mais percebo, durante as leituras que faço, é a confusão do autor ao tentar expressar suas ideias de uma forma que tudo faça sentido. Nem sempre isso representa falta de conhecimento ou de habilidade de escrita, mas sim uma dificuldade em colocar no papel aquilo que está em sua mentealgo que este que vos escreve enfrenta diariamente.

Para resolver essa dificuldade, acabei criando um esquema em que, antes mesmo de começar a escrever o texto, eu já tenho todas as informações que preciso, onde entrará cada tópico e, até mesmo, quantas palavras terão cada parágrafo. Obviamente que isso pode não funcionar para todos, mas é o que me ajudou a organizar minhas ideias e fazer textos melhores.

Se quiser ter uma ideia, este é o planejamento que fiz antes de iniciar a escrita deste artigo.

Título (H1)

Como melhorar a escrita em 4 passos

Introdução

  • 4 parágrafos, 300 palavras
  • Falar sobre como cheguei a esta carreira

Subtítulo 1 (H2)

  • 3 parágrafos, 200 palavras
  • Leia Muito — Explicar o porquê da leitura ser fundamental

Subtítulo 2 (H2)

  • 3 parágrafos, 200 palavras
  • Encontre sua forma de escrever — Falar sobre a necessidade de ser você mesmo

Subtítulo 3 (H2)

  • 3 parágrafos, 200 palavras
  • Planeje seu texto — Demonstrar como planejar um texto

Subtítulo 4 (H2)

  • 3 parágrafos, 200 palavras
  • Revise seu texto — Explicar a necessidade de rever o texto e sua compreensão

Conclusão (H2)

  • 3 parágrafos, 200 palavras
  • Falar sobre a necessidade de persistência

Como podem ver acima, quando começo a, de fato, escrever meu texto, já sei tudo que vou falar, quando vou falar e porque vou falar. Isso me auxilia muito para evitar que o texto fique confuso e, ao mesmo tempo, que eu consiga expressar todos meus pensamentos de uma forma que faça sentido.

Revise seu texto

Melhorar a escrita — Revise seu texto

Depois que temos todo o texto escrito, é sempre necessário que guardemos um tempo — de preferência após uma pausa — para reler o artigo inteiro, procurando por erros de digitação, problemas com gramática ou ortografia e, principalmente, confirmar que a mensagem do texto foi passada de forma correta. É melhor tirar cinco minutos para revisão do que ter que tirar o texto do ar após algumas horas.

Muitas vezes acabamos escrevendo diversos parágrafos de forma contínua, levando diretamente o que está em nossa mente para o papel, o que pode fazer com que haja falhas de entendimento para o leitor, seja por uma palavra que faltou no meio da frase ou mesmo pela falta de conexão de um pensamento com outro. É normal, não se preocupe, mas nem por isso deve estar na versão final de seu artigo. Por isso é tão necessária a revisão.

Melhorar a escrita depende de você

Melhorar a escrita — Depende de você

Sei que pode parece estranho que a conclusão de um texto para ajudar tenha como título justamente esse, colocando em você toda a responsabilidade de sua evolução. Acontece que, infelizmente, o mundo não é perfeito, eu não tenho corpo de modelo e o Brasil não é hexa ainda. Sendo assim, sinto informá-lo que sim, toda e qualquer evolução depende de você.

A parte boa é que a simples iniciativa de ler este texto até o fim já prova sua força de vontade, ou ao menos seu interesse em querer evoluir. Pode parecer pouco, mas esse é o início de sua jornada e, se parar para pensar bem, só de ter feito isso você já está na frente de milhares de pessoas.

Se seu objetivo é o de realmente melhorar a escrita de seus textos, artigos, e-mails ou seja lá o que for, o caminho está traçado, e agora cabe a você seguir seu rumo. O que posso te deixar são essas dicas e meu sincero Boa Sorte. De resto, bora estudar, bora trabalhar e bora se esforçar, já que nada ocorre ao acaso, e é com esse esforço de cada dia que temos mais sorte.

divisoria

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin — Will Junqueira

Instagram — Will Junqueira

Pinterest — Will Junqueira 

Melhorar a escrita — Pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s