Relaxa, sua nova carreira pode nem existir ainda

Nos últimos meses tenho passado por diversas experiências bastante inusitadas, especialmente quando tenho que explicar a alguém qual é minha nova carreira. Acredito que, para a maioria das pessoas, falar que sou um redator web é a mesma coisa que falar que sou um caçador de unicórnios albinos. Pelo menos a reação deles parece ser a mesma.

Entre um sorriso sem graça e aquela boa e velha “Ahh, que legal…”, são inúmeras as reações que recebo após descrever meu novo título. Entendo perfeitamente o modo como eles agem, especialmente os mais velhos, já que esta é somente mais uma das milhares de carreiras que surgiram nos últimos anos.

Quando tento explicar o que eu faço, ai sim que a coisa fica complicada. Conceitos como SEO, palavra-chave e escaneabilidade soam para eles como russo ou mandarim. Normal, também passei por isso alguns meses atrás. São muitos novos termos que, para fazerem sentido, necessitam de um conhecimento prévio e uma pequena imersão nesse novo mundo que se chama internet.

Toda essa história foi somente para exemplificar que, enquanto muitos procuram por novas carreiras nos lugares comuns, alguns tendem a se aventurar um pouco mais, e só assim descobrir novos caminhos para suas vidas profissionais.

 

O surgimento de novas carreiras

novacarreira_banner_blog02

É mais do que compreensível a reação que recebo das pessoas. Pensem bem, há alguns anos a minha carreira não existia, assim como tantas outras que hoje atraem diversos profissionais. A evolução está em marcha rápida, e ao mesmo tempo em que surgem diversas novas possibilidades de trabalho, algumas passam a ser antiquadas e, em algumas ocasiões, desnecessárias. Podemos reclamar da situação, mas o fato é que ela já está ocorrendo.

Pense bem, quando nossos pais estavam para ingressar na faculdade, existiam muito menos opções, o que significa que não necessariamente a escolha deles se encaixava em sua aspirações profissionais. Para ter uma breve noção disso é simples, apenas entre no site de qualquer universidade e veja a infinidade de cursos disponíveis para graduação. Admito, muitas das alternativas não fazem sentido para mim, um millennial que costuma estar antenado nas novidades de nosso mundo.

Com a evolução da tecnologia, surgiram novas demandas, e consigo novas carreiras. Abra o LinkedIn e vá procurar por vagas, verá que muita delas precisam vir com descrições para que nós, pobres mortais, possamos entender o que significam e a quem se referem.

Em uma breve busca, pude encontrar vagas como “Desenvolvedor front-end”, “Analista Programador Web” e “Mid Software Designer”. Se nenhuma dessas posições fez algum sentido para você, não tem problema, você não é nenhum extraterrestre. Apenas precisa entender que com novas demandas, surgem novas posições. As vezes em umas dessas poderia estar sua nova carreira. Basta procurar.

 

A pressão da sociedade

novacarreira_banner_blog03

Embora diversas novas alternativas já estejam disponíveis no mercado de trabalho, é muito comum vermos jovens buscando, ainda as profissões mais tradicionais, como direito, engenharia e medicina. Nada contra cada uma dessas especialidades, até porque tenho que aplaudir alguém que deseje, de fato, seguir em uma delas.

O que vejo é que muito dessas escolhas acabam sendo feitas não pelos jovens, mas sim pela sociedade — aqui definida mais como família. Seu pai é advogado e, por isso, você também deve ser para continuar o legado. Medicina dá dinheiro, vá com tudo que você vai se dar bem. Engenharia é respeitada, em alguns anos você já terá sucesso.

Óbvio que nenhuma dessas justificativas deveria ser empregada para a busca de uma carreira, especialmente para jovens que ainda nem sabem ao certo o que querem, e mais especialmente ainda, nunca sem terem na mesma frase as palavras “felicidade” e “realização”.

Escutem a voz de um jovem que já passou e ainda passa por isso: Já é bastante complicado entendermos nossas próprias necessidades, anseios e desejos e, portanto, a última coisa que precisamos é e pressão externa tentando nos inclinar para uma carreira ou outra. Se querem um exemplo, apresento o dos meus pais, que me disseram a seguinte frase quando conversávamos sobre minha escolha de graduação:

Você pode ser até palhaço de rodeio, se for isso que te deixa feliz. Somente entenda que sua opção vem com desafios próprios, e você deve estar ciente deles para fazer a melhor escolha.

Espere e verá

novacarreira_banner_blog04

Por conta de tudo isso, te peço algo que eu mesmo tenho grande dificuldade em aplicar em minha vida: Tenha paciência.

A velocidade com que as mudanças ocorrem no mundo atualmente é gigantesca, assim como o surgimento de novas demandas e profissões. Então, se ainda não achou seu propósito na vida, quem sabe pode ser porque ele ainda nem exista.

Há cinco anos atrás eu nunca imaginaria que seria um redator web, assim como tenho quase certeza que muito outros profissionais nem haviam escutado das profissões que praticam nos dias de hoje. Talvez por falta de informação, talvez por falta de demanda, ou talvez porque elas simplesmente não existiam.

Não te digo aqui para ficar esperando uma nova carreira cair do céu, se apresentando a você como a solução de todos seus problemas. Mas esteja atento a tudo que ocorre e busque novas fontes de conhecimento a todo momento. Lembre-se sempre que sorte é mais provável de acontecer para quem está preparado para recebe-la.

 

Vai com medo

novacarreira_banner_blog05

Não posso dizer que exista uma forma mágica para descobrir seu caminho — até porque, se houvesse, eu teria decidido o meu muito antes —, mas não se pode reclamar que não haja informação nos tempos modernos. A internet é um poço de conhecimento, mas que somente se apresenta àqueles que o procurarem.

Independente de sua idade ou experiência, se pretende buscar uma nova carreira, o momento é esse. Se tem medo de fazer a escolha errada, tente diminuir essas chances através de informação. Vá atrás, busque, converse, assista, aprenda. Esse novo mundo conectado que se abriu para nós é muito mais que Facebook e Instagram. Através de diversos sites você pode aprender de tudo um pouco e descobrir seu verdadeiro caminho.

A troca de carreira deixou de ser um salto cego, e assim se tornou uma jogada muito mais certeira que antigamente. Tudo que você precisa para dar o próximo passo é pesquisar e chegar a sua próprias conclusões. Se não tem noção de por onde começar, o texto Onde se inspirar para mudar de carreira é uma ótima leitura para você! Depois da inspiração, aprenda a colocar e prática lendo Comece o ano com uma nova carreira de sucesso.

Se após tudo isso ainda estiver com medo de fazer uma mudança tão drástica em sua vida, lembre-se da famosa frase que pode ser aplicada em quase que qualquer situação:

Vai. E se der medo, vai com medo mesmo.

divisoria

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin — Will Junqueira

Instagram — Will Junqueira

Pinterest — Will Junqueira 

novas carreiras pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s