O que ninguém te conta sobre seguir seus sonhos

É mais do que comum, atualmente, vermos textos e mais textos pela internet sobre como e porque você deve seguir seus sonhos. Na grande maioria delas, após um tropeço ou outro, o objetivo é alcançado, a felicidade aparece e o sonho, enfim, se torna realidade. Longe de mim querer discutir a veracidade de tais histórias ou da forma que elas aconteceram. Mas, convenhamos, a vida real não é bem assim.

Em muitos dos textos que leio, percebo um lugar comum de como as pessoas sabiam seus sonhos desde sua infância, como entendiam quase que perfeitamente por onde começar e qual caminho prosseguir, assim como quem procurar para ter ajuda.

Me pergunto neste momento se sou um ponto fora da curva, se minha experiência foi diferente de todas essas pessoas por minha falta de preparo ou de consciência sobre o que eu realmente queria. Sinceramente, acredito que não. Penso que há muita gente como eu, que não sabe por onde começar porque não sabe nem qual é o sonho ao certo.

É para essas pessoas que escrevo esse texto. As pessoas que sabem que estão fora de sua rota, que não estão fazendo o que realmente as torna feliz; pessoas que querem mudar, mas não sabem por onde começar, nem qual caminho tomar. Se você é um de nós, continue comigo no texto e veja se minha experiência pode te ajudar.

 

Entendendo o sonho

sonhos_banner_blog05

Todos acham muito lindo esse negócio de seguir seu sonho e tudo mais, mas o que muita gente percebe — somente quando parte para tal jornada — é que não sabe qual o sonho ao certo que ela deseja perseguir. Eu mesmo, quando tive essa epifania, por assim dizer, buscava um sonho, me deparei com outros no caminho, descobri que o primeiro não era o que eu realmente queria, encontrei novos, e me dei conta que o sonho não era o fim, mas sim a jornada.

Digo isso por perceber que meu sonho não estava em um trabalho ou uma nova carreira, mas sim na forma como seguir essa nova carreira. Explico. Estava cansada da rotina padrão de acordar às 07h, almoçar 12h e sair da empresa às 17h. Eu queria sair dessa rotina, queria ter a minha própria, em que eu, e somente eu, tivesse que decidir os horários.

No meio disso tudo, encontrei um novo sonho — que não consigo te confirmar, ainda, se é de fato um sonho ou uma aventura —, mas que me deixa feliz e preenche minhas necessidades. Sendo assim, não vejo motivos para muda-lo.

Meu ponto principal neste primeiro tópico é deixar claro que a primeira grande dificuldade que você terá será, com certeza, a de definir o tal sonho a ser perseguido. E, mesmo que você já o tenha, de confirmar que este é algo pelo qual você quer brigar. O importante aqui é saber que, mesmo que não seja, não tem problema. Vá atrás do próximo. Busque o que realmente te faz feliz, independente de quantas tentativas sejam necessárias.

 

Colocando em prática

Seguir seus sonhos

As grandes dificuldades de seguir seu sonhos estarão, muito provavelmente, nessa etapa do processo, em que você tentará tirar suas vontades do papel e torna-las realidade. Não escrevo isso para gorar sua carreira ou te desmotivar, mas para te colocar a par da verdade.

Se pretende abrir uma empresa, virar seu próprio chefe, os obstáculos são muitos e, embora todos ultrapassáveis, é preciso persistência para passar por cada uma das burocráticas etapas de abertura de uma nova empresa. Do capital inicial ao entendimento de todas as tecnologias necessárias, passando por todo um conhecimento sobre impostos e administração e uma pitada de sorte. É muita coisa.

Sempre digo aqui que há um desentendimento por parte da população quanto a alguns termos utilizados em nosso dia a dia, especialmente os “possível” e “impossível”.

Não é porque é possível, que algo é fácil. Da mesma forma, não é porque é difícil, que algo é impossível.

Se você realmente pretende seguir seus sonhos, precisa entender isso muito bem.

 

Se deparando com as dificuldades

Seguir seus sonhos

Embora tenha falado no item anterior sobre as dificuldades, ali me restringi somente àquelas relevantes para o empreendimento, e não a todas as outras referentes a sua vida.

Mais do que comum em todos os textos que lemos sobre o assunto, está a história do funcionário CLT que largou tudo para ser independente. Sim, eu sei que foi o que eu fiz, e é exatamente por conta disso que posso te dizer que as dificuldades são bem maiores do que aparentam.

O primeiro grande problema que enfrentamos está, obviamente, no dinheiro. Se você é CLT, está acostumado com uma certa quantia entrando todos os meses, sem falta, em sua conta. Bom, tenha em mente que isso não vai mais ocorrer. Aliás, dependendo da nova carreira que escolher e, especialmente, do tempo que demorar para decidir, pode ser que sua conta fique zerada por algum tempo.

Se você está preparado para isso, ou se tem alguma outra fonte de renda, sem problemas, mas se não pensou nisso ainda, sugiro fortemente que o faça. Novamente, é lindo ver no escrito que as dificuldades são algumas, mas que é possível passar por elas, mas quando você vive na pele é diferente. Quero ver você ter essa opinião quando tiver que pensar se aqueles dois reais que quer gastar numa Coca Cola não vão fazer falta. Ou quando tiver que declinar um convite de aniversário por questões de “não tenho dinheiro nem pra comprar um presente”.

Além do dinheiro, diversas são as variáveis no processo de seguir os sonhos que podem ser dificultosas no início.

Usando meu próprio exemplo, tive — e ainda tenho — muitos problemas quanto a organizar meu tempo, agora que sou “livre”. Quando se tem um chefe te cobrando a cada meia hora, é fácil se manter produtivo, mas a figura muda quando você pode escolher entre trabalhar ou tirar um cochilo depois do almoço, ou ainda em passar uma hora fazendo um curso online ou assistir àquele jogo da Champions Legue.

Prepare-se para descobrir um foco que, muitas vezes, você ainda nem tem.

 

Esperando os resultados

sonhos_banner_blog04

Por fim, é necessário ter uma paciência astronômica em algumas situações, visto que os resultados geralmente demoram a chegar, especialmente os financeiros. Por muitas vezes você irá se perguntar se está no caminho certo, se é isso mesmo que deveria estar fazendo. Posso garantir que, durante todo esse período, a pior parte é a de não saber ao certo o que está acontecendo, se sua escolha foi a correta e seu os resultados realmente virão um dia.

Bem vindo à vida daqueles que se arriscam, meu querido.

Se você achou esse texto muito negativo, deixo aqui minhas desculpas. Não pelo texto em si, mas pela forma como a realidade que apresentei te atingiu. Infelizmente, é assim que funcionam as coisas para a grande maioria das pessoas.

Se você está atrás de um texto de autoajuda, motivacional, e que te diga que tudo é possível, é só buscar no Facebook, tem vários ótimos lá. Meu papel aqui não é o de te deixar feliz ou motivado, mas sim de te deixar a par da realidade.

Mas informo também que tudo isso que disse que pode acontecer, disse porque aconteceu comigo. Não inventei nada, não precisei nem ao menos pegar experiências de outros. É assim que funcionou comigo e, pelo que vejo, com muita gente também.

E, mesmo assim, se me perguntar se é possível, te digo que SIM. Se me perguntar se eu faria tudo de novo, te digo que SIM. Se perguntar se valeu a pena, digo que SIM.

Os obstáculos são muitos e as dificuldades aparecem a cada esquina. Da mesma forma, o aprendizado é imenso, assim como a descoberta de novas habilidades, novos interesses e, enfim, novos sonhos.

Esqueça um pouco da pressão dos outros e, principalmente, da sua. Muitos são os que falharam na primeira tentativa, assim como na segunda, terceira e por ai vai. Mas, pensando bem, talvez se não tivessem falhado, não teriam o que era preciso para serem bem sucedidos no futuro.

divisoria

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin — Will Junqueira

Instagram — Will Junqueira

Pinterest — Will Junqueira 

Seguir seus sonhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s