O que a Bettina fez para você e o que significa marketing viral

Se você esteve ligado às redes sociais nos últimos dias, com certeza sabe quem é Bettina, a menina de 22 anos de idade que acumulou — em apenas três anos — um patrimônio de mais de 1 milhão de reais. Mais abaixo iremos discutir a veracidade dos fatos e o real objetivo da campanha, mas, ainda mais importante que isso, devemos entender o porquê desta garota ter afetado tantas pessoas.

Diversos foram os comentários feitos no vídeo publicado pela empresa Empiricus, em sua maioria duvidando das habilidades de Bettina, sugerindo outras formas para a valorização repentina de seu capital, e até ofendendo diretamente a menina por sua exposição. Mas, afinal, o que foi que ela fez a todas essas pessoas?

Bettina Empiricusbettina_banner_blog32

Com tudo isso, a imagem da empresa teve, ao mesmo tempo, uma queda grande na confiança dos consumidores quanto ao seu produto, assim como um crescimento vertiginoso do conhecimento da companhia dentre o público geral. Seria essa então uma campanha bem ou mal sucedida?

 

A Campanha

Visualizada por milhões de pessoas que tentam acessar seus vídeos no youtube, a campanha se inicia com uma jovem de 22 anos chamada Bettina, que é funcionária da empresa de investimentos Empiricus. Inteligentemente, os primeiros dez segundos do vídeo — aqueles que o usuário não pode pular — têm a seguinte fala da garota:

“Oi, meu nome é Bettina, tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado. Desculpa a indiscrição, mas é que o tempo aqui embaixo não joga a meu favor e eu precisava chamar sua atenção.”

Em seguida, Bettina explica que iniciou essa jornada há pouco tempo — cerca de três anos — e com uma quantia relativamente baixa — R$1.500,00 —, e que seu sucesso se deu através da compra de ações na bolsa de valores. Segundo suas próprias palavras,

“Não foi sorte, eu não herdei uma bolada e nem ganhei na loteria.”

Ao fim do vídeo, ela convida os usuários a clicar no link e descobrir como foi alcançado tal feito.

O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais, com comentários, compartilhamentos e reações por todos os lados. Pessoas faziam posts — como esse aqui — tentando entender melhor o conteúdo, assim como bolando as mais inúmeras sugestões da verdadeira maneira como a menina ficou — e se ficou — tão rica. Em pouco tempo, já se sabia tudo sobre Bettina, sua família, carreira e finanças.

Veja o vídeo completo aqui.

O Marketing Viral

Marketing Viral

Considerado o objetivo principal de 11 em cada 10 campanhas, o marketing viral representa um conteúdo que — por conta de sua relevância, diferenciação, ou qualquer outro fator, até imprevisto em alguns casos — conta com a atividade dos usuários das redes sociais para atingir mais gente. Simplificando, as empresas contam que seus próprios seguidores irão compartilhar o post para seus amigos, fazendo com que este alcance muito mais gente.

Outro ponto interessante é que, normalmente, a viralização de um conteúdo ocorre também na reação com que o público reage a ele, fazendo com que um vídeo publicado no Youtube seja discutido no Facebook, tenha postagens no Instagram, e vire Trending Topics no Twitter.

Resumindo, é muito alcance com pouco investimento. É muita mídia espontânea e pouca mídia paga. Você faz o conteúdo, e o público faz com que ele seja distribuído, sem que você precise investir grandes quantias. Como disse, uma utopia dos profissionais de marketing.

Como tudo que é excelente, não é fácil viralizar um conteúdo, especialmente se ele vem de uma empresa. Assim, é preciso ter cuidado ao apostar todas as suas fichas na viralização de algo, visto que depende muito mais dos usuários que da empresa. Não existe uma fórmula mágica para atingir tal objetivo, o que eu acredito ser exatamente o grande diferencial dessa estratégia.

 

Os Resultados

Para toda campanha de marketing, há diversas métricas a se considerar a fim de definir o verdadeiro resultado de uma ação. Isso se dá, principalmente, por nem tudo poder ser medido pelos resultados de vendas imediatas — até porque se faz necessário entender também o objetivo da campanha, e se esta visava vendas, reconhecimento, geração de leads ou qualquer outro.

Ainda assim, em uma rápida análise é possível verificar que os dados de algumas das redes sociais da Empiricus cresceram muito na última semana. Prova disso são as mais de 4 mil novas curtidas na página do Facebook, as 963 mil interações em suas publicações — números superiores, por exemplo, aos 423 mil da Coca-Cola e 783 mil da VoLkswagen.

Prova da grande repercussão dessa ação, as curtidas nos vídeos da página Empiricus passaram de uma média de 100 curtidas e menos de 20 comentários para — pasmem — 23 mil curtidas, 5 mil comentários e 3 mil compartilhamentos no vídeo da explicação da campanha. Vídeo esse que, em minha opinião, comprova o planejamento da empresa de fazer um conteúdo viralizavel, e não apenas mais um post ou propaganda. Já estando preparada, inclusive, para os efeitos deste  — em 15 de março, a companhia liberou um vídeo intitulado A Resposta de Bettina.

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Não tenho aqui dados a respeito de vendas para definir se a campanha já trouxe frutos em termos financeiros, mas com certeza o share of mind participação na mente do consumidor, perante seus concorrentes — da marca subiu drasticamente nos últimos dias.

 

E, afinal, o que a Bettina fez para você?

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Finalizo este artigo levantando uma questão que em nada tem a ver com a estratégia da campanha e seus resultados, mas sim com a reação da sociedade ao conteúdo exposto. Entendo perfeitamente que o pode-se discutir a veracidade do fatos, porém não entra em minha mente a forma agressiva com que os as pessoas se referiram à garota pelo simples fato de ela “ter dinheiro”.

Até onde eu saiba, ter dinheiro não é crime, desde que este tenha sido conseguido de forma legal. Logo, por que acusar Bettina de tantos crimes sem nenhuma prova eficiente? Em minha percepção, não senti nenhum tom de arrogância por parte dela, ainda que isso possa se subjetivo.

Pensando em tudo isso, e tendo a expectativa de que todos as informações importantes para a formação de opinião tenham sido dadas neste texto, pergunto novamente. O que a Bettina fez para você?

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Bettina Empiricus

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