As áreas de atuação do marketing e suas características

Analisando meus últimos textos, percebi que tenho falado muito pouco sobre o mercado em que me graduei — Comunicação Social, com especialidade em Publicidade e Propaganda — e, portanto, decidi escrever este artigo para passar um pouco das áreas de atuação do marketing, como você pode entrar em cada uma delas e qual o trabalho específico em cada situação.

Primeiro, acho necessário destacar que várias são as graduações possíveis para adentrar no marketing, começando em Publicidade e Propaganda, passando por Administração e Relações Públicas, e chegando a outros diversos cursos que, junto a uma especialização em marketing, também podem se aplicar.

A parte legal deste mercado — e o que me motivou a cursar tal graduação — é, justamente, a grande variedade de carreiras possíveis. Eu mesmo já trabalhei em algumas das áreas de atuação do marketing, iniciando em uma agência de design, passando pelo departamento de estratégia e comunicação de uma indústria automotiva, e me dedicando hoje integralmente à criação de conteúdo para web de forma freelance.

Como podem ver, a versatilidade deste mercado é seu grande diferencial e, portanto, abaixo citarei um pouco de algumas das possibilidades se é nesta área que você quer seguir carreira.

 

Agências de Publicidade e Comunicação

áreas de atuação do marketing

Grande parte das pessoas que cursam Publicidade e Propaganda tem como objetivo ingressar em uma agência, principalmente pelo tal do ambiente descolado. Esse é, de fato, um dos principais mercados para um publicitário, ainda que hajam lá dentro diversos sub mercados.

Se você não sabe, em uma agência de comunicação existem vários departamentos, assim como em uma empresa, e cada um deles tem um objetivo específico. Podemos encontrar neste ambiente pessoas especializadas em redação, mídias sociais, atendimento ao cliente criação, negociação com fornecedores, e tantos outros. Cada um com igual importância e relevância — embora hajam disputas internas sobre isso — para o funcionamento pleno do empreendimento.

Embora realmente mais descolada e divertida, essa carreira também inclui muitas horas extras e um difícil canal de contato com os clientes, visto que nem sempre eles possuem o conhecimento da área para uma discussão mais rica.

 

Departamento de Marketing de Empresas

áreas de atuação do marketing

Como disse acima, por três anos trabalhei dentro de uma empresa no departamento de marketing, e entendo que esta é uma carreira bem mais burocrática que a anterior, embora — normalmente — ofereça melhores salários e mais chances de crescimento profissional.

Nesta área de atuação do marketing, o trabalho costuma ser mais genérico, passando por diversos setores do mercado em apenas algumas áreas. Esse profissional pode, em um mesmo dia, lidar com as redes sociais da companhia, criar e analisar as estratégias de comunicação da mesma e ainda auxiliar o departamento comercial com informações a respeito do mercado e da concorrência.

O ambiente de trabalho é geralmente mais formal, transformando os profissionais dessa área em executivos como outros quaisquer, o que pode ser entendido tanto como benéfico quanto como negativo, dependendo de seu ponto de vista. A rotina costuma ser mais pautada, sem tantas novidades e novos projetos, ainda que bastante agitada e cheia de surpresas.

 

Eventos

áreas de atuação do marketing

Embora — no papel — esta seja uma especialidade da área de relações públicas, é muito comum que profissionais de marketing acabem por elaborar, analisar e participar de eventos corporativos, especialmente se estes tiverem o intuito de passar ao mercado uma imagem da empresa.

Este mercado em específico, ainda que pareça super divertido e cheio de viagens e festas — o que realmente é —, também tem uma carga de trabalho grande, uma pressão enorme e muito de seu tempo fora do horário normal de um funcionário CLT. Se não se importa com estes fatores, vai fundo nessa carreira.

Profissional Freelancer

áreas de atuação do marketing

Por conta da grande concorrência dentro do mercado de marketing, e em busca de uma vida mais livre — como em meu caso —, é muito comum atualmente que os profissionais de comunicação optem por realizar — tanto exclusivamente quanto como complemento — atividades de modo freelancer.

Praticamente todas as tarefas da profissão podem ser exercidas desta maneira, o que ajuda no aumento da oferta de profissionais oferendo seus serviços sem nenhum vínculo empregatício ou de forma pontual.

Em uma rápida busca na internet, é possível encontrar diversos sites especializados nisso, como o 99freelase o Workana, que apresentam oportunidades de serviços pontuais, que vão desde a criação de artes para redes sociais e escrita de artigos de blogs, até planos de marketing completos ou consultorias especializadas no problema do cliente.

O mercado está em busca de profissionais que trabalhem desta forma, tornando a demanda bastante interessante. Ainda assim, a concorrência é muito grande e é preciso muito empenho e foco para que os ganhos compensem os esforços e consigam te manter financeiramente.

Dicas e Informações

dicas e informações

  • Como dito acima, a concorrência em todo o mercado de comunicação está maior do que nunca, o que faz com que, mesmo com diversas vagas, muitos profissionais acabem sem emprego.
  • As especializações são ótimas formas de garantir a entrada no mercado. Outro fator interessante é analisar os requisitos específicos da área em que se quer adentrar. Se deseja entrar em uma grande empresa, o domínio da língua inglesa é imprescindível, por exemplo.
  • O networking é parte fundamental não somente desta, mas de diversas carreiras. Por conta disso, aproveite seus conhecimentos de comunicação e trabalhe muito seu marketing pessoa, tanto ao vivo quanto em suas redes sociais. Para mais informações sobre o tema, acesse o texto Networking – Como melhorar sua rede profissional de contatos.

Sobre as áreas de atuação do marketing

Como pode-se entender ao longo do texto, são as diversas as oportunidades para quem deseja entrar neste mercado, mas ainda não conhece as áreas de atuação do marketing. As opções são para vários perfis de profissionais, e quase qualquer um consegue encontrar uma vaga que se aplique a sua escolhas.

Ainda assim, a concorrência tem ficado cada vez maior, o que faz com que especializações, outras línguas, intercâmbios e tudo mais fique cada vez mais valorizados. Se pretende, de fato, adentrar na área, procure se especializar, tanto através de graduação, pós e MBA, quanto com cursos online, testes e estágios. O conhecimento e a experiência que vão fazer você conseguir um novo emprego.

Por fim, como qualquer outro mercado, a paixão é algo bastante importante para que você obtenha sucesso em qualquer uma das áreas de atuação do marketing. Se realmente é algo que te enche os olhos, vai fundo, não desiste que uma hora vai dar certo.

O sucesso somente está destinado a quem o persegue.

divisoria

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin — Will Junqueira

Instagram — Will Junqueira

Pinterest — Will Junqueira 

marketing_pinterest_will

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s