Comece o ano com uma nova carreira de sucesso!

4 oportunidades profissionais para você iniciar seu planejamento de 2019!

Já falei aqui algumas vezes sobre as necessidades que alguns de nós têm, de vez em quando, de mudar os rumos de nossas vidas profissionais e encontrar um novo sentido em nosso trabalho, especialmente no post “Onde se inspirar para mudar de carreira”.

O desejo por mudanças faz parte do período festivo de fim de ano, assim como o planejamento de como tirá-las do papel. Entre as metas que nos colocamos na virada de ano, normalmente pelo menos uma se refere à nossa condição profissional, a algo que desejamos para nossas carreiras, e para nosso futuro em geral.

Posts relacionados – 5 dicas para tirar suas metas de ano novo do papel

Acontece que os tempos mudaram e, hoje, o leque de opções para exercermos aumentou de forma considerável. Foi-se o tempo em que para ganhar algum dinheiro, precisávamos seguir nos mercados tradicionais de medicina, direito ou engenharia, ou talvez tentarmos a sorte sendo cantores, atores ou jogadores de futebol.

Quem diria, há alguns anos, que seria possível para qualquer um criar conteúdo de sua casa, do seu computador, sem depender necessariamente de um grande conglomerado de mídia para atingir a população. Quem diria, dez anos atrás, que tantas profissões iriam surgir por conta da internet?

Por conta de tudo isso, faço questão de explicar a você minha real intenção com o título deste texto. Quando falo de “uma nova carreira”, não digo uma nova para você, diferente do que você já fez em sua vida profissional. Falo de algo realmente novo, uma nova profissão que surgiu nos últimos tempos e, talvez, você ainda nem conheça.

Para entender melhor esses novos conceitos, listarei 4 oportunidades que talvez tenham passado despercebidas por você – é tanta informação que não temos como armazenar tudo –, mas que podem ser a solução dos seus problemas, ou ao menos uma nova chance de recomeço. É hora de estudar e iniciar o planejamento deste ano!

 

Criador de Conteúdo

nova_carreira_banner_blog02

Entendo que o título deste item parece meio abrangente demais e, de fato, ele é. Acontece que é assim mesmo que funciona, já que hoje são tantas as plataformas que possibilitam a criação de conteúdo original, que fica difícil citá-las separadamente. Por isso, optei por colocar tudo em um item só.

O conteúdo ao qual se refere essa carreira é praticamente ilimitado. Quer escrever textos, pode. Quer publicar fotos, montagens e edições, pode também. Seu negócio é vídeo, sem problemas. Ah, mas você gosta mesmo é de falar sua opinião, independente do formato, adivinha só… Pode!

Posts Relacionados – Não utilize todas as redes sociais!

Como estamos muito amplos nesse mercado, colocarei abaixo algumas dicas com possibilidades de conteúdo e as melhores plataformas para publicá-lo.

  • Redação / Textos

Se a sua paixão, assim como a minha, é a redação, existem várias possibilidades no meio digital. Escolha seu nicho – o meu é marketing, negócios e empreendedorismo, mas você pode falar de viagens, lifestyle, alimentação saudável – e comece a escrever. Você pode criar um blog, como esse, ou colocar seus pensamentos em alguma rede social, como o Facebook, Twitter ou LinkedIn. Lembre-se sempre, existe gente para ler todo e qualquer tipo de conteúdo na internet, você só precisa descobrir onde está o seu público e qual a melhor forma de falar com ele. Minhas dicas de plataformas para esse tópico são:

o  Blogger ou WordPress: Para criar um blog.

o  Twitter: Para assuntos curtos, de até 140 caracteres.

o  LinkedIn:  Para assuntos profissionais.

  • Fotos / Imagens

Se o seu conteúdo é o de fotografias – seja você um fotógrafo profissional ou um fotógrafo de celular – há diversas formas de divulgar seu trabalho e/ou hobbie na internet a fim de atrair parceiros e clientes. Para sua sorte, esse é um dos tópicos que atraem maior público – de amadores a profissionais –, mas que também tem maior concorrência, visto que hoje quase qualquer celular tira fotos com qualidade excepcional. As melhores plataformas, em minha opinião, são:

o  Instagram: Para divulgar imagens pessoais e profissionais.

o  Pinterest: Para conseguir tráfego para seu site ou rede social.

  • Vídeos

Essa é a forma de criação que mais tem crescido nos últimos anos – e promete crescer ainda mais nos próximos –, na qual você pode fazer basicamente a mesma segmentação de redação e textos, porém com conteúdo falado, e não escrito. As possibilidades são as mesmas em termos de conexão com o público, mas muito mais abrangentes quanto ao interesse deste pelo que você tem a dizer. Para mim, as melhores plataformas para iniciar são:

o  Instagram: Para vídeos curtos e construção de público.

o  Youtube: Para hospedagem e organização dos vídeos.

o  Facebook: Para divulgação do seu trabalho.

 

Freelancer

nova_carreira_banner_blog03

Acredito que muitos de vocês que estão lendo este texto buscam, mais do que tudo, a independência, não somente financeira, mas também quanto aos aspectos de sua vida, como a rotina e o seu tempo. Se esse é o seu caso, o freelancer pode ser o caminho perfeito para você, já que envolve diversas áreas de conhecimento e habilidades.

“Ah, mas o freelancer não é novidade nenhuma, isso já existe faz um bom tempo.” (internet, hater da)

Eu sei disso, mas entendo que as plataformas que temos para “garimpar” os freelas hoje são muito mais atraentes, além de nos possibilitarem muito mais contato com possíveis clientes. O que tem de novo aqui não é a carreira em si, mas a forma como desenvolvê-la.

Existem diversas plataformas para você publicar o seu trabalho, buscar interessados e, quem sabe, fechar novas parcerias.  E a melhor parte disso é que você não precisa nem sair de casa, já que o é só fazer seu cadastro no site, criar seu portfólio, achar clientes e confirmar os jobs. Entre as plataformas mais conhecidas estão:

o  99 freelas: Uma das maiores e mais conhecidas do Brasil.

o  Freelancer.com: Site internacional e utilizado por pessoas do mundo todo.

o  Workana: Maior plataforma de freelas da América Latina.

 

Infoprodutos

nova_carreira_banner_blog04

Você tem o conhecimento para dividir com outras pessoas, mas não quer criar conteúdo para internet, prefere ter uma abordagem mais educacional, do tipo que temos numa faculdade. Se essa é a sua situação, não tem problema, existem várias oportunidades nessa área também.

O ensino à distância é um dos mercados mais disruptivos da atualidade, que promete revolucionar a educação da forma como a vemos hoje em dia. A facilidade e comodidade que oferece aos alunos, aliado com os preços mais baixos que os praticados no ensino comum, são seus grandes aliados.

Obviamente que, se você pretende ingressar no corpo docente de uma grande faculdade, mesmo que no sistema EaD, você precisará ser qualificado e passar por alguns processos seletivos, da forma convencional. Mas aqui apresento a vocês algumas possibilidades que fogem dessa opção e possibilitam que qualquer um possa colocar seu curso – os famosos infoprodutos –  à disposição na internet:

Udemy: Plataforma internacional com mais de 80.000 cursos em diversas áreas.

o  Hotmart: Grande oportunidade tanto para produtores quanto para afiliados.

o  Eduzz: Uma das maiores plataformas nacionais para infoprodutos.

 

Home office

nova_carreira_banner_blog05

Acredito que essa é a carreira mais conhecida por todos, mas que também sofreu diversas mudanças nos últimos anos. Primeiramente, as empresas passaram a entender que o trabalho home office é, além de mais barato para ela, também mais motivador para o colaborador, uma relação win-win.

É preciso, entretanto, explicar a diferença entre esse tipo de trabalho do freelancer. Basicamente, o freelancer faz trabalhos por encomenda e, portanto, não tem nenhum vínculo com as empresas para as quais presta serviços. Assim sendo, não tem um salário fixo mensal, não tem direito a férias e nenhuma garantia de entrada de dinheiro no próximo mês.

A carreira baseada em home office pode oferecer todas essas oportunidades, visto que muitas empresas contratam profissionais assim em regime CLT. Com isso, você tem todos os direitos de qualquer outro funcionário da companhia, porém sem a necessidade de estar presente fisicamente todos os dias.

Várias são as formas de encontrar vagas de trabalho que possam ser exercidas de sua casa, mas as que eu considero mais produtivas são as seguintes:

o  LinkedIn: Utilize dos grupos do LinkedIn para encontrar vagas.

o  Facebook: Há vários grupos exclusivos de vagas com esse perfil.

o  Indeed: Site americano que atua em mais de 50 países.

Com todas essas dicas já dá para começar 2019 com o pé direito com certeza! Mas não se esqueça, você precisa ir atrás dos seus sonhos para ter a carreira que deseja!

E aí, gostaram das dicas? Me falem se sentiram falta de alguma plataforma ou site para procurar por vagas.

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin – Will Junqueira

Instagram – Will Junqueira

Pinterest – Will Junqueira

nova_carreira_pinterest_will

Um comentário sobre “Comece o ano com uma nova carreira de sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s