5 Dicas para tirar suas metas de Ano Novo do papel! 

Todo ano é a mesma coisa. Chega o Réveillon e todos nós nos comprometemos a realizar diversas coisas no ano que virá. Abaixo, darei algumas dicas para você finalmente realizar as metas a que se propôs, e dentro do período correto. 

Não sei você, mas eu acredito muito em ciclos. Sabe aquele papo de que, quando um determinado período acaba, você pode se reinventar e, como num passe de mágica, as coisas serão diferentes? Então, basicamente isso.

Por conta disso, adoro datas festivas, principalmente aniversários e a mudança de um ano para o outro. Parece que tem algo que nos leva a acreditar que tudo de ruim que aconteceu no último ciclo não ocorrerá no próximo, assim como a esperança de realizar desejos que não pudemos cumprir no último período.

O grande problema de tudo isso, que passo quase que todos os anos – e acredito que vocês também – é que muitas das metas que nos colocamos não duram nem duas semanas e, antes mesmo do fim de janeiro, já desistimos ou, pelo menos, perdemos todo aquele vigor que havíamos conquistado na noite da virada.

Se não foi você mesmo, tenho certeza que conhece alguém bem próximo que todo os anos promete que vai emagrecer, ou ao menos melhorar sua alimentação e iniciar a prática de exercícios físicos. Não à toa, o período com mais matrículas nas academias é em janeiro, sendo que a grande maioria não chega nem no meio do ano – vamos ser sinceros, a maioria não aguenta nem até o Carnaval.

Posts Relacionados – Me Deixa Reclamar!

Outra meta que já vi bastante gente se prometendo é a de mudar de trabalho, seja para buscar novos desafios, melhor remuneração, ou até mesmo por já estar lhe fazendo mal o ambiente atual. Acontece que parece que essas mesmas pessoas ficam esperando que o novo e sonhado emprego caia dos céus. Do nada, um headhunterirá ligar em seu celular e falar “Olá, gostaria de saber se você estaria interessado em um emprego que paga três vezes mais que o seu pela metade do tempo?”

Por conta disso tudo, comecei a organizar melhor minhas metas nos últimos anos – ainda que não tenha cumprido todas eles, admito – e gostaria de passar a você algumas dicas que descobri nesse período, e que podem te ajudar bastante a realizar finalmente a meta no ano para o qual ela foi designada.

Está pronto? Realmente afim de aplicar esse conhecimento e terminar o ano orgulhoso de si mesmo? Então vamos lá!

 

  1. Seja Realista!

metas_banner_blog04Começaremos pela dica que, na minha opinião, é a mais óbvia e que grande maioria das pessoas erra, assim como eu fiz algum tempo atrás.

Pensem comigo, se você recebe um salário de R$1.500,00 por mês, tem que pagar diversas contas para pagar e ainda várias dívidas atrasadas, seria realista colocar a si mesmo uma meta de, ao fim ano, trocar seu carro popular, 1.0, básico, por uma belíssima SUV com sete lugares, automática, com teto solar, e ainda pagar à vista?

Ou ainda se você, com esse mesmo emprego, é um estagiário de marketing de uma multinacional do ramo automobilístico, e decide que sua meta de 2019 é terminar o ano como Diretor de Comunicação nessa mesma companhia.

Pode ser que você consiga realizar tais metas? Claro que pode!

É provável que você as conquiste de fato? Olha, eu não apostaria minhas fichas não, me desculpe.

Posts Relacionados – Não utilize todas as redes sociais!

Pensando nisso, separe suas grandes metas em pequenas etapas, que podem ser alcançadas uma a uma, ano a ano. Isso chama-se pensar a longo prazo, e faz com que você não acabe o ano com a frustração de não ter cumprido algo que te parecia tão especial.

 

  1. Seja Generalista!

metas_banner_blog01Utilizando o primeiro exemplo da última dica, em que a meta a princípio era de trocar de carro, quanto mais especificamos o item, mais difícil se torna alcança-lo, e assim, mais comum é a sensação de derrota, mesmo quando, num geral, o ano foi cheio de vitórias.

Utilizando essa lógica, imagine se simplificássemos nossas metas para coisas mais generalistas.

Por exemplo, ao invés de definirmos que o novo deve ser o tão sonhado SUV de sete lugares e tudo mais, poderíamos nos prometer que, nesse ano que virá, iramos trocar de carro, e que ele será melhor do que atual. Simples, não?

Não veja isso como falta de ambição, mas sim como uma forma de valorizar qualquer vitória que você possa ter durante o ano.

Pense bem, você pode não ter conquistado o carrão, mas, de todos seus amigos e conhecidos, quantos puderam terminar o ano dizendo que trocaram seus carros por modelos melhores que os antigos?

Valorize suas vitórias! E, para isso, possibilite que elas aconteçam!

 

  1. Tenha Poucas Metas!

metas_banner_blog02Sim, eu sei. É difícil se deparar com uma oportunidade de se prometer o que quiser, e não tentar abraçar o mundo, desejar e se comprometer com uma quantidade infinita de possibilidades.

Mas aí que tá, quando você se coloca muitas metas, você acaba se auto sabotando, por que sua atenção estará dividida entre todas elas e, como já aconteceu comigo mesmo, alguns anos atrás, chega um momento do ano em que você nem se lembra de todas elas. Convenhamos que não há nada pior que esquecer de algo que era tão importante para você há alguns meses.

Eu sugiro que sua lista de metas para o ano tenha, no máximo, cinco itens. Mas pense bem no que vai colocar lá!

Separe os itens mais importantes para você, aqueles que entende que realmente devem mudar sua vida se – ou melhor, quando – forem cumpridos.

É melhor ter cinco grandes metas do que cem pequenas metas. Garanto que você tem muito mais chance de realizá-las, e se sentirá muito melhor ao fim do ano.

 

  1. Tenha Foco!

metas_banner_blog05Misturando um pouco das dicas anteriores, mas trazendo um lado único, o foco é o que vai fazer com que você conquiste seus objetivos ao fim do ano.

É mais do que necessário que você tenha sempre em mente quais são suas metas e por que você as persegue, e que elas façam parte de sua vida tanto quanto qualquer outro aspecto. Essa constante lembrança fará você ter o foco necessário para alcançá-las.

Dica Bônus: Se eu fosse você, anotaria cada uma das suas metas, faria uma lista e deixaria em algum lugar que você tem sempre contato, como a cabeceira da cama, o espelho do banheiro, criado mudo, ou o que for, o que funcionar melhor para você!

 

  1. Mantenha-se Motivado!

metas_banner_blog03Esse, acredito eu, é um dos mais difíceis. Isso por conta das dificuldades que podem ocorrer durante o ano, e da forma como você vai lidar com elas.

Lembre-se que você tem um ano inteiro para cumprir suas metas e, muitas vezes, antes de chegarmos ao topo, teremos algumas quedas, alguns tropeços e muitos outros desafios. Não deu certo em janeiro? Relaxa! Você ainda tem onze meses.

Além disso, são essas dificuldades que te darão força e conhecimento para chegar à linha de chegada dessa corrida.

Por isso digo, mantenha-se motivado, independente do que o ambiente externo te oferecer, porque seus sonhos dependem de você e somente de você, que é quem mais deve acreditar neles!

Para finalizar este último post do ano, gostaria de agradecer a você, que leu este texto ou qualquer outro que postei nestes últimos meses. Minha eterna gratidão por você que confiou nos títulos e me deu uma chance de te mostrar um pouco de minhas visões e experiências!

Um Feliz 2019 a você e relaxa, porque ano que vem estaremos aí de novo para compartilharmos mais conhecimento uns com os outros!

E aí, gostou desse artigo? Escreva nos comentários o que você achou!

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin – Will Junqueira

Instagram – Will Junqueira

Pinterest – Will Junqueira

 

metas_pinterest_will

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s