Networking– Como melhorar sua rede profissional de contatos

Muito mais do que o contato com outros profissionais, o networkingé utilizado para criar uma ligação entre pessoas de diversas áreas, a fim de gerar conhecimento e conexões para ambos os lados.

Você está em uma festa, tranquilo, na sua, quando um amigo seu vem e te pergunta de um profissional da sua área que esteja disponível. Naturalmente, virão à sua mente alguns nomes, amigos ou ex-colegas que lhe passaram uma boa impressão. Talvez até aquele colega de faculdade.

No outro dia, você – festeiro que é – está em outra comemoração, quando do nada um conhecido te pede uma indicação de fornecedores, por que ele sabe que você conhece diversos prestadores de serviço. Novamente, alguns nomes lhe aparecem.

Acredito que muito provavelmente você se identifique com ao menos uma das situações acima. Aquele tipo de ocasião onde se pede uma indicação, sugestão ou opinião.

Agora imagine como está feliz a pessoa ou empresa que você indicou. Imagine, por um segundo, o alívio que eles devem ter de simplesmente ter te conhecido, e marcar, de alguma forma, a sua memória por suas habilidades profissionais.

Pois é, bem vindo ao mundo do networking.

networking_banner_blog01

Ao contrário do que muitos pensam, networking não se refere a um contato por interesse, em que somente se está procurando uma ajuda, nem em um processo que só ocorre quando alguém está precisando de um emprego.

Todo os contatos que você possui – sejam eles seus amigos de infância, seus vizinhos, colegas de faculdade ou até as pessoas com as quais você faz academia – fazem parte de sua rede. Claro que alguns podem ser mais interessantes, profissionalmente falando, que outros. Ainda assim, há o momento correto para contatar cada um deles.

Se você entende que o networking é só para pessoas interesseiras, ou que essa é uma prática antiética, repense seu conceito. 

Veja bem, se você é um advogado e tem um contato que trabalha em uma agência de turismo, pode não parecer um bom contato. Ainda assim, aposto que quando você planejar sua viagem de fim de ano com certeza irá trocar uma ideia com ele. Se formos para o lado profissional, sempre há a chance de você ter um cliente deste mercado, e ter os conhecimentos de alguém do ramo para lhe auxiliar com certeza irá ser útil.

Ainda assim, deve ficar claro que a utilização de sua rede deve ser uma via de mão dupla, onde há interesses para os dois lados, e que haja uma reciprocidade no auxílio de problemas. Funciona como uma amizade, eu te ajudo quando você precisa, você me ajuda quando eu preciso. Uma mão lava a outra. Simples assim.

networking_banner_blog02

Chegamos então ao tema principal deste post: Como melhorar meu networking?

Bom, inicio esta parte já te informando que as dicas abaixo são bem mais simples do que pode-se esperar e, talvez, você sinta que são coisas que você já faz diariamente. Pois é, exatamente assim.

Converse com as pessoas

Sim, essa é a primeira dica. Parece simples, mas para alguns não é tanto.

Se você não sabe o nome ou a profissão de seus vizinhos, se não sabe dizer em que são formadas as pessoas que fazem academia com você, ou se não sabe nem o cargo exato de seus melhores amigos, parabéns, você está falhando no princípio básico do networking.

Digo isso por que é assim que sua rede nasce. As vezes a pessoa que mora no fim da sua rua poderia solucionar aquele problema que você está tendo no trabalho há tempos. Ou aquele seu colega de trabalho, que você prefere não conversar por que “vocês não parecem ter muito em comum”, pode ter o contato de um médico que finalmente o aliviará daquelas dores nas costas.

É simples, se você não perguntar, você não saberá. 

Redes sociais

Que as redes sociais mudaram o mundo não há dúvidas. Elas conectam tudo a todos, e nelas é possível ver o que todo mundo faz. Então, ai que está o problema. Dá para ver tudo. Repito, tudo.

Por conta disso, repense as postagens que você faz e a forma como utiliza essas ferramentas. Ao mesmo tempo que fica mais fácil se conectar através dessas mídias, também é infinitamente mais rápido acabar com sua reputação no meio online.

Lembre-se, tudo que você faz passa uma mensagem aos outros. Não importa se você quer ou não, mas seu cabelo, suas roupas, seu palavreado e suas opiniões transmitem aos outros o que você é, mesmo que erroneamente em alguns casos.

Posts Relacionados – Não utilize todas as redes sociais!

LinkedIn

Sei que o LinkedIn é uma rede social, mas sua importância neste texto fez com que eu optasse por dar a ele um item solo.

A rede é notoriamente a mais profissional de todas e, portanto, tem um significado diferente no contexto de networking. As ferramentas que o site possibilita a seus usuários são subutilizadas pela grande maioria de pessoas que o acessam.

Quer ter um perfil bom nessa rede social, conhecer pessoas de seu interesse e, talvez, buscar novas vagas de trabalho? Então se concentre, faça um perfil completo, com uma foto profissional, informações sobre suas experiências de carreira e estudo, conecte-se com seus conhecidos e aqueles que podem ser interessantes para sua área. Participe de grupos, publique, interaja.

Só é lembrado quem é visto!

Aproveite seus contatos

Coloco este item aqui por que foi o que mais fez diferença no meu caso. Parece estranho, mas o que quero dizer é: provavelmente sua rede já é melhor do que você pensa, você só não a está usando de forma correta.

Pode parece uma repetição da primeira dica, mas eu vejo mais como um complemento. Isso porque, em algumas situações, nós conhecemos nossos contatos e já sabemos tudo sobre eles, mas esquecemos disso quando precisamos.

Sabe aquela cena clássica, em que você chega em uma festa – mais uma, é fim de ano – e fala de um problema qualquer, e assim que termina um amigo fala “eu podia ter te ajudado” e tudo que você consegue responder é “putz, que coisa né?”.

Concluindo, o importante na verdade não está somente na habilidade de fazer novos contatos que possam ser interessantes no futuro, mas sim em saber utilizar os contatos já existentes e tirar o melhor de cada um deles.

E aí, gostou desse artigo? Escreva nos comentários o que você achou!

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin – Will Junqueira

Instagram – Will Junqueira

Pinterest – Will Junqueira

 

networking_blog_will

Um comentário sobre “Networking– Como melhorar sua rede profissional de contatos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s