Onde se inspirar para mudar de carreira

Uma situação extremamente comum que profissionais passam durante suas carreiras é a necessidade de rever seus conceitos, sua vida e, quem sabe, fazer as mudanças necessárias. Mas onde achar o conteúdo para tirar essa ideia do papel?

Minha Carreira

Durante três anos trabalhei no departamento de marketing de uma empresa, realizando tarefas como cuidar das mídias sociais da mesma, realizar pesquisas junto aos colaboradores e aos clientes, organizar feiras e eventos e preparar material promocional para auxiliar o departamento comercial.

Sinceramente não posso reclamar do trabalho. Adorava o que eu fazia, achava extremamente prazeroso e tinha contato com todo mundo da empresa. Meu salário – considerando minha idade e tempo de carreira – era suficiente, e eu conseguia me sustentar tranquilamente, podendo até me dar ao luxo de fazer algumas viagens e comprar alguns supérfluos.

Acontece que, já há alguns meses, eu havia percebido que aquela rotina não era para mim. Esse negócio de acordar às 6h da manhã, para chegar na empresa às 7h – nos milagrosos dias que eu realmente chegava neste horário – almoçar das 11h30 às 12h30, e sair pontualmente às 16h48 – sim, dezesseis horas e quarenta e oito minutos, nem um a mais, nem um a menos – não me deixava feliz.

ESSA ROTINA NÃO É PRA MIM

capa_desespero

Eu queria poder cuidar da minha vida, escolher minhas tarefas do dia, descansar quando necessário. Eu queria poder mandar na minha própria vida – aquele clássico sonho da geração Y, mas isso é assunto para um próximo post.

Somam-se a isso aquelas conversas que eu tinha com outras pessoas, que sempre me falavam a frase mais clichê possível para um jovem em começo de carreira.

“Ah, mas você é jovem, tem o apoio dos seus pais. Você pode errar. Aproveite, arrisque!”

Então… sinceramente não sei se foi a escolha certa, mas acreditei em tudo isso e pedi demissão. Sem nenhuma opção, sem nenhum trabalho engatilhado, sem nenhum projeto.

Eu defino meu quase infalível plano numa frase muito simples.

“Tem gente que precisa esperar a água bater na bunda para agir. A água não estava nem perto de bater na minha bunda. Resolvi abaixar a bunda!”

Posts Relacionados Eu quero é reclamar

Dicas, dicas e mais dicas!

Aí sim chegamos no assunto principal desse post. Onde achar material para se inspirar e conseguir conhecimento para mudar de carreira – especialmente se você tem inclinações para o empreendedorismo, assim como eu. Obviamente que existem diversas outras opções, mas esses foram os que eu utilizei.

 Livros

jobs 2STEVE JOBS (Walter Isaacson)

Sim, sou applemaníaco, mas isso em nada tem a ver com a indicação deste livro. A leitura é extremamente intrigante e entender a visão do fundador desta grande empresa é algo inspirador, além de toda sua vida pessoal que por si só é uma narrativa à parte. Depois da leitura, podemos entender o porquê da companhia da maçã estar onde está hoje.

 

rebeldesREBELDES TÊM ASAS (Rony Meisler, Sérgio Pugliese)

Se você gosta de moda, com certeza sabe o que é a Reserva, uma das maiores grifes brasileiras e que tem em sua irreverência seu maior diferencial. Seus fundadores, seus funcionários e suas ideias, tudo isso te leva a perceber todo um novo lado do mercado de moda. Entender o surgimento e a evolução da marca te permite imaginar um futuro diferente, com empresas mais humanas e presentes. Trabalhar na Reserva deveria ser um sonho tanto quanto trabalhar no Google.

nikeA MARCA DA VITÓRIA (Philip H. Knight)

O livro é uma autobiografia, simplesmente, do criador de uma das maiores marcas do mundo, a Nike. Muito mais que falar de bolas e chuteiras, a história é uma verdadeira aula sobre estratégia, marketing e engajamento. Do início conturbado e longos anos de tentativas e falhas até o sucesso nas vendas e no esporte, onde houve muitos dias de luta antes da glória. Leitura mais do que necessária para quem está tendo problemas em colocar sua ideia em pé e precisa de um case de sucesso.

Televisão

sharkShark Tank (Sony)

Se você tem qualquer ideia de negócio ou aquele sonho de se tornar um empreendedor, assistir Shark Tank é obrigatório. Grandes nomes do mercado nacional, como João Appolinário (Polishop), Camila Farani (G2 Capital), Cris Arcangeli (Beauty’in), Robson Shiba (China in Box) e Caito Maia (Chilli Beans) ouvem empreendedores apresentando suas próprias empresas, enquanto oferecem participação em suas ações em troca do dinheiro e experiência dos “Sharks”. Uma vitrine de novas ideias e projetos para você se inspirar. Ainda tem também a versão americana, que conta até com Ashton Kutscher no elenco de investidores.

sócioO Sócio – The Profit (History Channel)

Outra ótima opção para quem tem sonhos empreendedores, o reality show acompanha Marcus Lemonis – um empresário bem sucedido no mercado americano – enquanto ele investe seu próprio dinheiro e conhecimento em negócios locais, a fim de torná-los grandes empresas. É muito interessante assistir o programa para ver o que está acontecendo nos Estados Unidos e quais as estratégias que o empresário utiliza para reerguer essas empresas, algumas delas com problemas não somente financeiros, mas também no próprio modo de gerir dos donos.

Filmes

fomeFome de Poder – The Founder (2017)

Se você não assistiu o filme, com certeza não tem a mínima ideia de como surgiu o Mc Donald’s e, mais importante ainda, como se tornou o que é hoje. A história é impressionante e cheia de reviravoltas, incluindo até algumas discussões éticas sobre a forma como o personagem de Michael Keaton realiza seus negócios. Uma forma extremamente eficiente de entender estratégias de marketing e vendas.

job

 

Jobs (2013)

Sim, a história é a mesma do livro. Sim, o livro é infinitamente mais completo. Ainda assim, algumas pessoas têm mais facilidade de entender esse tipo de conteúdo de uma forma mais visual – e outras têm preguiça de ler, não é? – Novamente a mente brilhante desse personagem – um dos maiores da história recente de nosso mundo, em minha opinião – encanta por sua inovação tanto quanto assusta por suas posições na vida pessoal.

joyJoy: O nome do sucesso (2015)

Outra filme baseado em fatos verídicos, a história conta a história da empreendedora americana Joy Mangano, que inventou o Miracle Mop, batalhou para vender sua ideia a diversas lojas e hoje é presidente da companhia Ingenious Designs. Além da história, o longa conta com Jennifer Lawrence, Robert de Niro e Bradley Cooper no elenco, o que o deixa ainda mais brilhante tanto como forma de aprendizagem quanto de entretenimento.

Blogs

ecommerceEcommerce na Prática

Um dos melhores canais que encontrei para obter informações sobre o comércio eletrônico, um dos meus projetos. Em seu canal no youtube é possível encontrar as respostas para tudo que você tem de dúvida nesse setor, explicado de forma bastante completa e certeira.

https://ecommercenapratica.com

 

 

poupeMe Poupe 

Nunca vi alguém que consiga explicar um assunto tão complicado – como é a economia – de forma tão simples como a Nathalia Arcuri. O conteúdo é extremamente informal e feito na medida certa para o consumidor comum. Não é preciso ter nenhum conhecimento prévio e, após algum tempo, é possível colocar em prática todas suas dicas e, literalmente, enriquecer.

https://mepoupenaweb.uol.com.br

neilNeil Patel

Neil é um guru do marketing e conhecido mundialmente por seus conhecimentos dentro dessa área. Suas dicas são facilmente adaptáveis a diversos negócios e setores, além de não ser preciso ser formado em marketing para entendê-lo. Um conteúdo muito rico e ao acesso de qualquer um.

https://neilpatel.com/br/

 

E aí, gostou desse texto? Comente outras obras que não podem faltar na hora de mudar de carreira, quem sabe não fazemos uma continuação desse post com essas sugestões!

Se quiser conferir mais textos, fotos e conteúdos em geral, dê uma olhada em minhas redes sociais também!

Linkedin – Will Junqueira

Instagram – Will Junqueira

Pinterest – Will Junqueira

blog_carreira_will